Descubra o que é Síndrome de Asperger

O que é Síndrome de Asperger?

Se você encontrar alguém com síndrome de Asperger, você pode ser capaz de dizer duas coisas imediatamente. Eles são mais inteligentes que os outros, mas são mais desafiados nas interações sociais. Eles também se concentram em certos tópicos ou se envolvem no mesmo comportamento repetidamente.

Os médicos costumavam ver a síndrome de Asperger como um distúrbio distinto. Em 2013, entretanto, a edição mais recente do livro que os profissionais de saúde mental utilizam, conhecido como O Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais (DSM-5) mudou a forma como é classificado.

A síndrome de Asperger, hoje em dia, não é mais um diagnóstico distinto. Agora faz parte de uma categoria mais ampla conhecida como distúrbios do espectro do autismo (ASD). O grupo de distúrbios tem alguns dos mesmos sinais. No entanto, muitas pessoas continuam a usar o termo Asperger.

Esta condição pode ser descrita como aquilo a que os especialistas se referem como um tipo de ASD “de alto funcionamento”. Os sintomas não são tão graves quanto outros distúrbios do espectro do autismo.

O DSM-5 também introduz um novo diagnóstico chamado transtorno social pragmático de comunicação, com alguns dos sintomas que são similares aos da Asperger. Os médicos se referem a ele como aqueles que lutam com a fala e a escrita, mas que possuem inteligência normal.

Descubra o que é Síndrome de Asperger

Descubra o que é Síndrome de Asperger

Você tem plano de saúde? Veja se o seu convênio cobre em: Bradesco Saúde Empresarial

Sintomas

É uma condição que pode ser encontrada muito cedo na vida. Se você é mãe ou pai de uma criança que sofre com isso, você pode notar que eles não são capazes de fazer contato visual. Também é possível que seu filho pareça estranho ao socializar e não tenha certeza do que dizer ou do que fazer quando alguém se aproxima dele.

Eles podem não notar os sinais sociais que são evidentes para os outros, como a maneira como as pessoas movem seus corpos ou as expressões nos rostos dos indivíduos. Em particular, as pessoas podem não estar cientes de que quando alguém está carrancudo e cruzando seus braços, é porque está com raiva.

Um sinal diferente pode ser que a criança possa demonstrar pouca emoção. Elas podem ter dificuldade em sorrir quando se sentem felizes ou riem das piadas. Eles também poderiam falar de uma maneira monótona e robótica.

Se seu filho está sofrendo de desordem, ele pode estar falando de si mesmo o tempo todo, e se concentrar com grande intensidade em um assunto particular como futebol ou estatísticas do rock. É possível que eles se repitam repetidamente, particularmente em tópicos que lhes interessam. Eles também poderiam realizar as mesmas moções repetidamente.

Eles também podem não gostar da idéia de mudar. Por exemplo, eles poderiam comer a mesma comida no café da manhã todos os dias, ou lutar para passar de classe em classe durante todo o dia escolar.

Como obter um diagnóstico

Se você observar sinais de ASD em seu filho, consulte seu pediatra. Eles podem encaminhá-lo a um especialista em saúde mental especializado em ASD, como um dos seguintes:

Psicólogo. Eles tratam e diagnosticam problemas que envolvem comportamento e emoções.

Neurologista pediátrico. Tratam de distúrbios que afetam o cérebro.

Pediatra de desenvolvimento. Eles são especialistas em questões de linguagem e fala, assim como outras questões de desenvolvimento.

Psiquiatra. São especialistas em distúrbios de saúde mental e podem prescrever medicamentos para tratá-los.

A condição é tipicamente administrada utilizando a abordagem de equipe. Isto significa que você pode visitar vários médicos para o tratamento de seu filho.

O médico perguntará sobre o comportamento de seu filho, o que inclui:

  • Quais são os sintomas que eles apresentam Quais são os sintomas e quando você os notou pela primeira vez?
  • Qual foi a primeira vez que seu filho começou a falar? Se sim, qual é o estilo de comunicação deles?
  • Eles estão se concentrando em algum tópico ou tarefa específica?
  • Eles têm amigos? Qual é a maneira deles se comunicarem com outras pessoas?

Eles então estarão observando seu filho em diferentes situações para observar como eles se comportam e se comunicam.

Tratamento

Cada criança é única Não existe uma solução única para todos. Seu médico pode precisar testar uma variedade de tratamentos para determinar o que é eficaz.

Os tratamentos podem consistir em:

Treinamento de habilidades sociais. Em sessões individuais ou em grupo, os terapeutas mostram seu filho para interagir com os outros e se comunicar usando mais apropriadamente. As habilidades sociais são normalmente ensinadas através da modelagem do comportamento normal.

Terapia da fala e da linguagem. Ela ajuda seu filho a melhorar suas habilidades de comunicação. Por exemplo, eles serão ensinados a usar um ritmo ascendente e descendente quando falam, em vez de um tom monótono.

Eles também aprenderão a conduzir uma conversa contínua com duas pessoas e a compreender os sinais sociais como contato visual e gestos de mão.

Terapia cognitiva do comportamento (CBT). Ela ajuda seu filho a mudar seus padrões de pensamento para administrar mais efetivamente suas emoções e comportamentos repetidos. Eles serão capazes de controlar coisas como raiva, derretimento e até mesmo obsessões.

Treinamento e educação para os pais. Você aprenderá as mesmas estratégias que seu filho será ensinado, para trabalhar as habilidades sociais que eles têm em sua casa. Algumas famílias também visitam um conselheiro especializado para ajudar a enfrentar os desafios de viver com alguém que tenha Asperger’s.

Aplicação da análise do comportamento. É um método que ajuda a encorajar a comunicação positiva e as habilidades sociais em seu filho e também desencoraja comportamentos que você prefere não observar. O terapeuta usa reforço positivo ou “reforço positivo” para obter resultados.

Medicina. Não há nenhum medicamento aprovado pela FDA para tratar distúrbios específicos do espectro do autismo, como o Asperger. Alguns medicamentos podem ajudar com sintomas tais como ansiedade e depressão. Seu médico pode prescrever um dos seguintes:

  • Inibidores seletivos de recaptação de serotonina (SSRIs)
  • Drogas antipsicóticas
  • Drogas estimulantes

Com o tratamento adequado, seu filho aprenderá a administrar certas questões com comunicação e interação social com as quais se depara. Eles serão capazes de ter sucesso na escola e continuarão a ter sucesso em suas vidas.

Rolar para cima