O marketing de conteúdos de acordo com o descrito de acordo com o Content Marketing Institute, é “uma abordagem de marketing estratégico centrada na criação e distribuição de conteúdos valiosos, relevantes e consistentes para atrair e reter uma audiência claramente definida – e, em última análise, para conduzir uma ação lucrativa do cliente”.
Se for bem feito Quando feito correctamente, o marketing de conteúdos pode poupar dinheiro às organizações, impulsiona as vendas, constrói clientes fiéis e cria receitas.
De outra forma, o marketing de conteúdo pode atrair potenciais clientes para o seu site, aumentando assim o conhecimento da marca e ajudando o seu negócio a ser notado quando chegar a altura de o potencial cliente decidir e agir.
É da sua responsabilidade ajudá-los a tomar uma decisão, estabelecendo a sua empresa como a autoridade no seu campo.
Em todas as formas de marketing de conteúdos, a criação de conteúdos pertinentes e oportunos é o campo de batalha para qualquer negócio.
Como se prepara para as estratégias que trazem perspectivas ao longo do caminho?
Ao criar conteúdos que atraem os leitores para a sua marca, estabelece-o como uma autoridade de confiança, liga-se às emoções dos leitores ou à sua visão do mundo e motiva o leitor a agir (criando clientes).
Por outras palavras, escreve quatro tipos de conteúdo: autoridade de atração, bem como afinidade e ação.
Os 4 tipos de conteúdo
É importante notar que as quatro categorias de conteúdo – atração, autoridade, afinidade e ação – não são mutuamente exclusivas, e uma única peça de conteúdo caberá muitas vezes em múltiplas categorias.
Assim, embora certas peças de conteúdo possam ser capazes de atingir os objetivos de vários destes tipos de conteúdo No entanto, iremos analisá-las uma a uma para tornar mais claro como cada uma faz parte de uma campanha eficaz.
Conteúdo de Atração
O conteúdo não é importante se ninguém estiver a olhar para ele. Conteúdo de atração atrai os espectadores para as suas páginas e fornece uma base da sua estratégia de marketing. Blogs que são escritos como conteúdo de atração são concebidos para serem lidos e partilhados e é essa partilha que gera visitantes adicionais ao seu website.
A ideia é fornecer informação valiosa – algo que sabe que as pessoas estão à procura – gratuitamente. Depois de lerem e partilharem o conteúdo, verão que mais olhos poderão vê-lo.
Um exemplo de conteúdo com um apelo é a lista de posts como “5 Tendências de Marketing de Conteúdo que Precisa de Conhecer para 2022”, “3 Dicas para Criar Conteúdo Evergreen”, “8 Razões pelas quais os seus posts não estão a ser lidos”, e assim por diante.
Este tipo de conteúdo é popular devido ao facto de ser eficaz.
Imagine que é novo em folha no marketing de conteúdo e tente descobrir o máximo que puder sobre ele para garantir o seu maior sucesso. O conteúdo que atrai deve atrair o leitor e fornecer conteúdos relevantes que o mantenham interessado até à conclusão.
Quando chegarem ao fim e forem depois solicitados a fazer algo, como ir ao seu site para saber mais sobre ele, ou descarregar um recurso que tenha fornecido. Acrescentou uma nova pista no seu pipeline!
Conteúdo da Autoridade
O conteúdo autoritativo foi concebido para transcender a mera atração, estabelecendo a sua marca como é a autoridade numa determinada área.
O que é crucial com material de autoridade é a necessidade de provar a sua autoridade, em vez de simplesmente afirmar que é o perito.
É um pouco subtil para resistir ao impulso de deixar a terminologia de marketing dominar o seu conteúdo. O que precisa de fazer é fornecer o conteúdo de uma forma que seja informativa e credível e não precisa de se declarar a si próprio como autoridade. Deixe-o falar pelo conteúdo.
O conteúdo autoritativo pode assumir muitos tipos. As postagens da lista podem ser consideradas conteúdos de autoridade, ou conteúdos que respondam a perguntas comuns ou dêem soluções a uma questão específica, e assim por diante.
Como é que demonstra a sua autoridade?
Fornece informação útil que foi bem construída e escrita com um tom que é fácil de compreender e no tom adequado ao assunto ou ao público. Demonstra que está ciente do seu público.
Se produzir um conteúdo de autoridade excepcional, alarga o seu alcance. Isto é quando o conteúdo de outras marcas faz hiperligações ao seu conteúdo (implicando que tenham achado que o seu material é credível). Imagine que o seu concurso é um link para o seu site no papel de uma autoridade…fantástico!
Conteúdo de afinidade
Embora o conteúdo autoritário seja essencial (uma vez que sem confiança não há negócio) o conteúdo de afinidade é ainda mais eficaz para encorajar perspectivas de o amar ou escolher de facto em vez dos seus outros concorrentes. Trata-se de se ligar aos sentimentos dos leitores provando que se é igual a eles (ou pelo menos conhecer os seus sentimentos).
Os conteúdos de afinidade retratam-no (na mente do leitor) não só como a empresa em que confia, mas também como aquela em que confia para acreditar nas mesmas crenças em que acredita, ou que partilha as suas crenças. É uma marca com a qual eles não só estão dispostos a negociar, mas com a qual estão ansiosos por fazer negócios.
Por vezes é difícil discernir qual é a distinção entre afinidade e conteúdo de autoridade, mas aqui está um método para a considerar. Considere que o seu concorrente escreveu a mesma peça de “conteúdo de autoridade” que utiliza na sua maioria as mesmas fontes e informações que você.
O que é que distingue o seu blogue do resto? A ligação que cria com os leitores, desencadeando respostas emocionais. Deixe que os leitores saibam que é apaixonado, e do que se orgulha, e que é semelhante a eles, em outros termos.
Conteúdo de ação
Semelhante a outros tipos de conteúdos, o título do conteúdo da ação diz-lhe do que se trata. O conteúdo de ação é criado para atrair leitores e convertê-los em compradores. Para fazer o seu conteúdo para ação, deve compor o conteúdo com um objetivo específico para o seu negócio na sua mente.
- Deseja que as pessoas visitem uma página de entrada que mostre os seus mais recentes produtos ou serviços?
- Está à procura deles para participar num inquérito ou para assinar uma lista de correio electrónico?
- Está a tentar criar entusiasmo (e inscrever pessoas) para um webinar que está a planear realizar?
- Tem um recurso protegido que gostaria que eles descarregassem (dando os seus dados de contacto)?
- Para aumentar a probabilidade de o seu leitor tomar a decisão que espera que eles escolham, terá de se certificar de que o seu conteúdo fornece uma razão convincente para tomar essa decisão.
Por exemplo, se o seu objetivo for inscrever indivíduos para um próximo webinar sobre como ter sucesso no Marketing de Conteúdos em 2022, poderá escrever um conteúdo que forneça uma série de tendências importantes que os possam levar a reconsiderar a sua estratégia de conteúdo. No entanto, como podem eles saber como modificar as suas estratégias a fim de estarem melhor preparados para o próximo ano? Eles assinam para assistir ao seu webinar, que promete soluções!