É o processo de coleta, análise e interpretação de dados. Os dados podem dizer respeito tanto ao mercado visado quanto aos concorrentes, consumidores e toda a indústria. Este é o elemento fundamental de todo negócio de sucesso. A pesquisa serve a uma série de propósitos, desde a identificação de um mercado até o lançamento de um novo negócio.
A pesquisa de mercado ajuda os empresários a tomar decisões bem informadas. Ela tira a incerteza da inovação e direciona recursos para projetos e idéias que têm o maior potencial. Empresas em vários estágios de desenvolvimento realizam pesquisas de mercado para satisfazer uma variedade de necessidades. Há uma variedade de diferentes maneiras pelas quais as empresas podem fazer uso da pesquisa de mercado:
- Avaliar a viabilidade de iniciar um novo negócio. Se a pesquisa sugerir que há apenas um interesse pequeno ou inexistente no item ou serviço, a empresa não será bem sucedida.
- Encontrar e criar mercados potenciais para novos produtos.
- Fique atento às últimas tendências em marketing e crie estratégias para se manter à frente ou se ajustar às tendências e condições do mercado.
- Testar a necessidade de novos recursos ou produtos.
- Certifique-se de garantir a correta colocação do produto – Como determinar quando, e quando o produto será introduzido no mercado.
- Melhore e desenvolva seu negócio. É possível detectar problemas relacionados a certos aspectos do negócio, como o atendimento ao cliente, por exemplo, cedo. Isto pode permitir que as empresas evitem o custo de interrupções mais tarde.
- Aumentar a eficácia de suas promoções de marketing. Ao avaliar as opiniões dos clientes e compreender sua percepção sobre a imagem de sua empresa, as organizações podem melhorar suas estratégias de marketing e de marca.
O que é pesquisa de mercado?
Como fazer pesquisa de mercado?
Existem dois tipos de informações em pesquisa de mercado que são tanto dados primários quanto secundários.
Informações primárias são as informações de primeira mão coletadas de fontes confiáveis. Você mesmo pode coletar os dados ou pedir a outra pessoa que complete a tarefa para você. No final, você tem controle sobre todo o processo do início ao fim.
informações secundárias são dados e informações que foram coletados por outras pessoas e são tornados publicamente acessíveis on-line ou off-line. Podem ser dados que tenham sido publicados em relatórios, jornais, etc., bem como informações livremente disponíveis on-line. O problema é que todos têm acesso a essas informações, e não há controle sobre os métodos de coleta de dados.
Os tipos de informações coletadas através de fontes secundárias e primárias podem ser qualitativas ou quantitativas.
Informações qualitativas podem ajudá-lo a compreender melhor as opiniões que as pessoas têm sobre temas específicos. É possível perguntar sobre suas opiniões e por que elas escolhem as decisões que tomam. As fontes mais confiáveis para a coleta de dados qualitativos são grupos focados em entrevistas em profundidade, grupos de foco, assim como observações diretas.
As informações quantitativas são dados estatísticos que normalmente são mais organizados. Questionários de perguntas fechadas e pesquisas pertencem a esta categoria de dados.
Fontes de pesquisa primária de mercado
A pesquisa conduzida por fontes primárias é geralmente mais cara e leva muito tempo. No entanto, é o método mais eficiente para reunir os dados necessários para o seu negócio. As principais ferramentas de pesquisa:
- Pesquisas de clientes. As pesquisas realizadas por telefone, pessoalmente, em papel, ou com uma ferramenta de pesquisa on-line, como SurveyMonkey, são extremamente valiosas. É uma lista de perguntas construída de forma a fornecer a você mais informações sobre as opiniões de seus clientes sobre seu serviço ou produto, bem como sobre o serviço que você oferece. Ela pode ser tão ampla ou específica quanto você desejar.
- Entrevistas em profundidade. As entrevistas podem ser realizadas por telefone ou pessoalmente, estas entrevistas permitem que você faça mais perguntas. Você também pode acompanhar o entrevistado sempre que necessário para obter respostas satisfatórias.
- Grupos para foco. Um grupo de foco é uma sessão agendada que inclui seis a oito pessoas que têm uma característica em comum. Isto inclui a idade, localização, hábitos de compra, etc. Eles serão parte de uma discussão contínua sobre um tópico específico que é liderada pelo moderador. É um método caro mas eficiente para obter feedback sobre melhorias em maior escala, novas características ou o lançamento de novos produtos.
- Observação. É o processo de gravação ou observação da forma como os consumidores interagem com um serviço ou produto em um ambiente natural. Embora seja demorado, mas também tem a vantagem de proporcionar uma pesquisa imparcial. Isto porque os consumidores não se sentem pressionados e são mais propensos a se comportar como se comportariam naturalmente.
Fontes de Pesquisa de Mercado Secundária
Oft referred to as “desk research often referred to as ‘desk research’ The second type of market research is the best to collect broad insight into market trends. This allows you to forecast and examine the present competitive landscape. The most well-known secondary research sources include:
- Government studies and reports
- Industry-specific or trade journals magazines, newspapers, trade journals
- Radio and television
- Educational resources and academic papers
- Review of literature
- Case studies and online articles