Definição e exemplos de um Plano de Negócio
Um plano de negócios é um documento importante que traça os objetivos financeiros e operacionais de uma empresa. É o caminho da empresa para o sucesso que inclui orçamentos e planos detalhados que esboçam como os objetivos podem ser alcançados.
Continue lendo para descobrir os elementos essenciais dos planos de negócios, por que eles são úteis e o que eles são diferentes de um plano de investimento.
O que é um Plano de Negócios?
O que é um plano de negócios?
Um plano de negócios serve como o plano para a forma como uma empresa pode alcançar seus objetivos. Se você está começando uma nova empresa criando o plano de negócios, é um passo inicial essencial. Estabelecer estas metas por escrito permitirá que você acompanhe o desempenho de sua empresa (ou a falta dele).
Existem vários planos de negócios que servem diferentes metas e os planos de negócios mais eficazes são aqueles que são constantemente atualizados e se adaptam às condições de mudança da maneira mais rápida possível.
Em poucas palavras: o plano de negócios é um método para garantir a devida diligência. Se feito corretamente, pode impedir que os empresários percam seu tempo e dinheiro em empreendimentos que não serão bem sucedidos.
Como funciona um plano de negócios?
Se você tiver uma idéia para iniciar um negócio inteiramente novo, um plano de negócios o ajudará a determinar a possibilidade de sua idéia de negócio ser viável. É inútil iniciar um empreendimento se houver zero ou muito poucas chances de sucesso Um plano de negócios ajudará você a identificar suas chances de sucesso.
Muitas vezes, aqueles que estão iniciando seus próprios negócios não têm o capital para estabelecer o negócio que gostariam de estabelecer. Se o financiamento inicial for necessário, então você precisa ter um plano de negócios pronto para o investidor para apresentar aos potenciais investidores provas de como seu negócio proposto pode ser bem sucedido.
O plano de negócios é composto de projeções financeiras precisas, projeções sobre o desempenho de seu negócio, bem como planos de marketing É uma ferramenta extremamente benéfica para ser usada no planejamento diário da empresa. Para torná-lo o mais eficiente possível, ele deve ser revisto e revisado regularmente sempre que necessário.
Os proprietários da empresa estão no controle da criação de um esboço para seu plano de empresa. Eles podem ser breves ou longos e incluir qualquer informação que você acredite ser útil. Você pode encontrar modelos padrão que podem ser usados e provavelmente verá certos elementos que são comuns quando você procura por exemplos de planos de negócios…
Análise de mercado
Um estudo do mercado ajudará a determinar se há necessidade suficiente para o produto que você oferece dentro de seu mercado alvo. Caso seu mercado tenha saturado o modelo de negócio em que você está operando precisa ser modificado (ou removido).
Análise Competitiva
É uma análise da concorrência que analisa suas vantagens e desvantagens de seu mercado e orienta seu plano para capturar uma fatia apropriada do mercado para sua estratégia de marketing. Se seu mercado é controlado por rivais estabelecidos, por exemplo, você deve criar uma estratégia de marketing eficaz para atrair clientes longe dos concorrentes (menores custos, melhor serviço e mais, etc. ).
Plano de administração
Um plano de gestão define a estrutura de sua empresa, incluindo gestão, pessoal e necessidades. Se sua empresa requer experiência específica em gerenciamento e funcionários, você precisará de estratégias para localizar e encontrar pessoal qualificado e manter os melhores funcionários.
Plano operacional
Seu plano operacional inclui seu equipamento, inventário de instalações, inventário e necessidades de fornecimento. A localização do acesso e localização de sua empresa são essenciais para muitas empresas. Se este for o caso de sua empresa, então você terá que procurar por localizações potenciais. Se o negócio proposto exigir matérias-primas ou peças para a produção de bens que serão oferecidos aos clientes, você deverá pesquisar fornecedores em potencial.
Plano financeiro
Um orçamento é o principal determinante para o sucesso de seu conceito comercial. Se o financiamento for necessário, seu plano financeiro indicará a probabilidade de que você possa receber fundos iniciais através de crédito ou capital próprio de investidores anjos, bancos e investidores de capital de risco. Você pode ter uma idéia brilhante para uma empresa, juntamente com um grande plano de administração, marketing e operacional, porém, se seu plano financeiro provar que o negócio não vai ganhar dinheiro suficiente, seu modelo de negócios não é viável e não vale a pena iniciar o empreendimento.
Um plano de negócios pode ser comparado a um plano de investimento. Na verdade, as propostas de investimento são às vezes referidas como planos de negócios “prontos para o investidor”. Em geral, elas têm o mesmo conteúdo. Pode-se ver o plano de investimento como sendo uma espécie de plano de negócios, mas para um público alvo diferente.
Os planos de negócios são, em sua maioria, um documento interno que se destina a ajudar a orientar as decisões tomadas por executivos, bem como por gerentes e funcionários. O plano de investimento, entretanto, destina-se a ser submetido a agências fora da organização.